Profissionais do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, continuam dando sequência a uma série de ações que contribuem de maneira positiva para a qualidade do atendimento e serviços realizados na unidade. Importante destacar que o atendimento humanizado é item fundamental na qualidade do atendimento hospitalar, o que implica na integração profissional e resulta em serviços de excelência em saúde pública
A psicóloga do HRDB, Jéssica Pereira, destaca que o cuidar humanizado deixa de ser só mais um ato, e torna-se uma atitude. “O atendimento com humanização envolve uma atitude de cuidado, preocupação, de responsabilidade e envolvimento afetivo com o outro. Em um atendimento humanizado todos os envolvidos saem ganhando: o restabelecimento da saúde dos pacientes e a gratidão e satisfação da equipe multiprofissional”.
Para a realização de alguns treinamentos com a equipe do Hospital Regional Dantas Bião, a equipe de Comissão de Humanização conta com a colaboração da enfermeira Monique Carmo e da psicóloga Jéssica Santos. A enfermeira pontua que “é preciso que todos os colaboradores sintam – se estimulados, desenvolvendo habilidades, e assim, participem ativamente dos processos de humanização nas suas atividades diárias; dessa forma continuaremos alcançando uma melhor assistência aos nossos pacientes”.
Antônio da Silva, 63 anos está internado na unidade e afirma que foi bem tratado no Dantas Bião. “Receber um bom atendimento me fez admirar todos os profissionais que trabalham aqui no Hospital Dantas Bião. Não tive angústia, não senti medo, porque a equipe passou tranquilidade o tempo todo, conversou comigo e tirou todas as minhas dúvidas”, afirmou.
Os treinamentos acontecem de forma contínua no auditório do HDRB, com participação, em média de 30 colaboradores de todos os setores, entre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal administrativo, SAC, manutenção, entre outros.