O Hospital de Cirurgia do Recôncavo (HCR),em Sapeaçu, Unidade do Governo do Estado com gestão do Instituto Brasileiro da Administração hospitalar (IBDAH), realizou na quarta-feira 01, um mutirão de cirurgias pediátricas, atendendo dezenas de crianças entre 02 a 14 anos de idade.
No HCR, o foco do atendimento está na humanização e para o mutirão, a equipe do hospital decorou as enfermarias e setores administrativos com imagens infantis e os auxiliares administrativos se caracterizaram de personagens, com o objetivo de deixar o ambiente mais alegre e assim tranquilizar os pequenos pacientes.
O diretor da unidade hospitalar, Juliano Araújo, sinaliza a importância do mutirão. “Hoje realizamos um mutirão de cirurgias para crianças e para acolher bem, tornamos o ambiente mais alegre. Foi um sucesso porque todos os envolvidos, além do do profissionalismo, estiveram com o olhar de carinho, atenção para cada paciente. Tudo isso deixou nossos pacientes e seus pais mais tranquilos e confiantes”.
A mãe do pequeno, D.S, 04 anos, Silvana Silva, aprovou o atendimento no HCR. “Fiquei encantada com tudo que vi nesse hospital. Funcionários atenciosos, com roupas de personagens, os corredores arrumados com temas infantis, meu filho ficou animado com tudo que viu e eu só tenho a agradecer porque mesmo estando ansiosa com a cirurgia, consegui ficar mais calma e confiante”.
Resolutividade – Com a agilidade em realizar as cirurgias, o Hospital de Cirurgias do Recôncavo vem apresentando alto índice de satisfação, com média de 98% dos pacientes muito satisfeitos. Emanuel Santiago, morador da cidade de Santo Antônio de Jesus, falou sobre a satisfação da cirurgia de colecistectomia. “A operação foi um sucesso, fui muito bem atendido, jamais imaginei fazer minha cirurgia em um município pequeno, amanhã terei alta e sairei satisfeito e agradecido”, elogiou Santiago.
José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH explica que objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve os procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes e com a iniciativa do Governo da Bahia em reativar o HCR estamos conseguindo atender um número bem significativo de pacientes.”, explicou Sousa.
O Mutirão teve a participação dos cirurgiões: Dr. Marcos Oliveira e Dra. Ana Glória.