Com a inauguração do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), no município de Sapeaçu, (163 km de Salvador), a população do Recôncavo Baiano já conta com mais serviços de saúde. O HCR funciona através de complexos reguladores, integrando a rede de saúde do Estado da Bahia para atender a demanda de cirurgias eletivas dos municípios da região.
Como o principal objetivo do HRC é realizar cirurgias eletivas, desafogando assim, outras unidades hospitalares, a direção do hospital está realizando nos últimos dias um mutirão para dar mais resolutividade às demandas e, já foram realizadas mais de 100 procedimentos cirurgicos. Pacientes que aguardavam a realização das cirurgias, há meses sairam satisfeitos.
É o caso do autônomo Marcio de Jesus que fez cirurgia de hérnia. Ele avalia que o atendimento no hospital é parecido com uma unidade particular. “Fiquei impressionado com esse hospital, é pequeno, mas muito organizado, parecia que estava em uma clínica particular. Infelizmente achamos que o fato do hospital ser público tem que ser desorganizado, nada disso, esse hospital é excelente, saio satisfeito porque além de ter feito minha cirurgia, fui muito bem tratato”.
A mãe do pequeno J.S. Maria Santos, também avalia de maneira positiva o Hospital de Cirurgias do Recôncavo. “ Meu filho precisava fazer a cirurgia de hérnia e procurei alguns hospitais, mas foi aqui que ele conseguiu fazer; só tenho a agradecer a todos que estiveram conosco nesse momento e agradeço também ao governador Rui Costa por ter a sabedoria de reabrir esse hospital”.
O HCR é um projeto de iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade.
José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH, explica que o objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes e com a iniciativa do Governo da Bahia em reativar o HCR, estamos atendendo um número bem significativo de pacientes do a”, explicou Sousa.
O agendamento para a realização das cirurgias eletivas é feito através das secretárias de Saúde que enviam as demandas para a direção do hospital, e assim são agendados e realizados com a maior brevidade possível.
No HCR são realizadas cirurgias de: Histerectomia, com anexectomia (uni/bilateral), Colescistectomia/vesícula, Miomectomia, Postectomia, Varizes uni e bilateral, Hernioplastia umbilical e inguinal, Hemorrodiectomia, Hernioplastia incisional/epigástrica/inguinal, Exerese de glândula de Bartolin/Skene entre outras.
Maiores informações: (75) 3627 – 2200, no horário: 07:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.