A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião realizou nesta quinta-feira, 30, mais uma captação de córneas.
Monique Carmo enfermeira da CHIDOTT informa que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da unidade faz buscas ativas diariamente nos setores para reforçar aos profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão e inicie o processo de avaliação e contato com a família.
“Realizamos mais uma captação de Córneas no Hospital Regional Dantas Biao. Mais uma família disse sim a vida e ao amor e autorizou uma doação do seu ente querido. Agradecemos aos familiares pelo gesto de solidariedade ao próximo autorizando a doação”.
Para se tornar um doador de órgãos não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e, desse modo, realizada a captação. Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família.
De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos ano