Profissionais de saúde do Hospital Alayde Costa promoveram nesta quarta feira, 17, ações direcionadas para a Segurança do Paciente.
O objetivo do evento promovido é discutir a forma de trabalhar a cultura do cuidado seguro com os pacientes da unidade hospitalar.
O HAC já utiliza processos de segurança consolidados, mas continua trabalhando para atualizar e aperfeiçoar os cuidados dispensados aos usuários do SUS.
A gerente de enfermagem, Vanessa Ribeirolembra que segundo o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), 10% dos pacientes internados no país sofrem incidentes causados por falhas no processo de assistência. Isso representa o universo de mais de 1,7 milhão de pacientes por ano, com 220 mil mortes causadas por esses eventos adversos.
” Precisamos continuar atentos e promovendo orientações relacionados à Segurança do Paciente, é nosso dever enquanto profissionais de saúde desenvolvermos nosso trabalho com qualidade, buscando o restabelecimento da saúde”.
As atividades contaram com as participações de Amanda Cibele Gaspar – mestranda em enfermagem pela UFBA e Rodrigo Souza Dos Santos advogado em Direito Médico – especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra PT.
Os palestrantes abordaram em suas palestras: Cuidados Paliativos: aspectos éticos e legais.