O Hospital Manoel Victorino, por meio do setor de Fonoaudiologia da unidade, realizou nesta quarta-feira (20) várias mobilizações pelo hospital com o objetivo de lembrar o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, celebrado na data .
As ações aconteceram nos setores do HMV quando profissionais destacaram para os colaboradores, pacientes e acompanhantes a importância da atuação fonoaudiológica hospitalar no atendimento a pacientes com disfagia (dificuldade de deglutição).
A fonoaudióloga do hospital Manoel Victorino, Ariane Santanna, sinaliza que a disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva e pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em pacientes com lesão neurológicas e idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde.
“No ambiente hospitalar, o paciente que apresenta dificuldade na deglutição pode adquirir uma pneumonia aspirativa, visto que o alimento pode ir para os pulmões e não para o estômago. O paciente com disfagia apresenta um desvio do alimento ou da saliva, podendo obstruir parcialmente ou completamente as vias respiratórias, com o risco de levar à asfixia”, informou.
Sintomas: Falta de ar durante ou após a alimentação; perda de peso; pneumonias de repetição; dificuldade para mastigar, preparar e manter o alimento na boca; tempo prolongado para engolir; sensação de alimento parado na garganta; dor ao engolir; restos de comida dentro da boca após engolir; escape de alimento pelo nariz; mudança na voz após engolir; tosse ou pigarro constante durante a alimentação; engasgos frequentes durante as refeições ou ao deglutir saliva; falta de interesse em se alimentar; e mudança na cor da pele durante ou após a alimentação.