Profissionais da área de enfermagem do Hospital Regional Dantas Bião, (HRDB), participaram nesta terça-feira, 29, de uma atualização científica ao paciente em parada cardiorrespiratória (PCR).
O objetivo do evento é atualizar a equipe para que atuem melhor as etapas de uma reanimação, bem como o papel do enfermeiro e técnico de enfermagem durante o processo, além de contribuir de forma positiva para o o enriquecimento teórico.
O instrutor da atualização, Otacílio Neto, enfermeiro intensivista, destaca que a parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como a interrupção das atividades respiratória e circulatória efetivas e a intervenção prevê a aplicação de um conjunto de procedimentos de emergência que visam restaurar a oxigenação e a circulação.
“O atendimento ao paciente em PCR, requer da equipe de saúde, rapidez, eficiência, conhecimento científico e habilidade técnica ao desempenho da ação. Ainda exige trabalho integrado entre os profissionais, pois a atuação em equipe é necessária para se atingir a recuperação do paciente”.
A gerente de enfermagem do HRDB, Solange Carvalho sinaliza que durante o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, uma equipe preparada pode salvar vidas.
“A direção do HRDB entende que os profissionais de enfermagem devem realizar qualificação técnica e científica de forma contínua, visto que, periodicamente emergem novas tecnologias com objetivo de qualificar os resultados no atendimento a PCR”.
Solange destaca a necessidade de que “outras instituições promovam capacitação para atendimento em PCR e disponham de treinamentos, ao mesmo tempo, que os temas abordados obedeçam a demandas dos funcionários”, finalizou.