O Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos e tecidos, é uma campanha nacional realizada desde 2007, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos, e manifestar aos familiares esse desejo ainda em vida.
Apoiando a Campanha, profissionais do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, promovem nos dias 26, 27 e 28, ações para pacientes, familiares e colaboradores.
A programação conta com café da manhã, stand na recepção principal do HRDB, material informativo, depoimentos de familiares de doadores e palestras com Ana Carolina Almeida, enfermeira coordenadora da CAPTAR/OPO/FSA – Doação e ainda Cadastro de Doadores.
Ana Carolina destacou que a doação pode ajudar milhares de pessoas que lutam todos os dias por uma oportunidade de salvar suas vidas.
“Muitas vezes, por falta de informação ou conhecimento sobre o assunto, a recusa familiar é o principal motivo para a não realização de muitos transplantes. Aqui no Hospital Dantas Bião, nossas ações envolvem a conscientização de toda equipe de saúde interdisciplinar, com objetivo de conversar com familiares, visando diminuir as filas de espera por um transplante, respeitando, claro, o momento” .
Priscila Salomão, membro da CIHDOTT, (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), sinaliza que a equipe identifica possíveis doadores, ajuda no processo, acolhendo e orientando os familiares do paciente. Ela garante que os profissionais não intervém e nem influencia na decisão da família.
Karla Rabelo, gerente de enfermagem da unidade, acrescenta que “os profissionais da CIHDOTT informa e possibilita que os familiares abracem o ato de solidariedade em meio a esse momento de tristeza. É muito importante que a pessoa manifeste em vida, para os familiares, o desejo de realizar a doação de órgãos. Não há necessidade de deixar nada por escrito, pois a família é a voz do paciente” .
O HEMOBA também participou das atividades do Setembro Verde com orientações sobre o cadastro de medula óssea.
Depoimento – Bastante emocionada, Carla Letícia, esposa do doador P.C relatou a importância da doação.
“Agradeço esse momento, todas homenagens e quero dizer que doar é um ato muito bonito. É gratificante você salvar outras vidas, meu marido partiu, mas ele alegrou e salvou outras vidas doando o coração,rins e córneas. Imagine a felicidade desses pacientes. Fico muito feliz em fazer parte do grupo de pessoas que tiveram familiares que doaram. Que o número de doadores cresça a cada ano e salve vidas”.