Unidade de pronto atendimento Viamão – Rio grande do Sul RS

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH – iniciou a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 hs  de Viamão  no dia 18/12/2019.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, oferecendo atendimento médico e de enfermagem durante as 24 horas sete dias da semana e tem o objetivo de descongestionar os hospitais.

Dentre os serviços oferecidos estão: acolhimento e classificação de risco, atendimento médico, suturas, curativos e outros procedimentos clínicos, além de oferecer exames de raios-X, eletrocardiograma e laboratoriais

Os pacientes que chegam na UPA precisam de um atendimento emergencial, ao entrar na unidade o primeiro contato do paciente é com a equipe de enfermagem que oferece um atendimento holístico e humanizado, classificando-o conforme o risco apresentado, através da escuta qualificada das queixas.

O atendimento dos profissionais da UPA visam direcionar aas urgências/emergências apresentadas pelos pacientes estabilizando o quadro quando necessário, deixando-o, em observação ou encaminhando para um hospital de referência.

Na Unidade de Pronto Atendimento é feita ainda a investigação do agravo adulto e infantil. com essas características, a UPA é procurada para atendimento de urgência e emergência em clínica médica.

Serviços:

– Consultas de urgência adulto e infantil

– Procedimentos de Enfermagem: verificação de pressão arterial, aplicação de medicamento, nebulização e curativos.

– Serviço social

 

Capacidade instalada

O atendimento de urgência e emergência está organizado por áreas de acordo com o cuidado a ser prestado:

– Sala vermelha: reservada para atendimentos de urgência/emergência a pacientes graves. Conta com equipamentos adequados para garantir um suporte ao paciente até seu encaminhamento ao hospital;

– Acolhimento: dispõe de duas salas, trata-se de um processo dinâmico, de escuta e de avaliação dos pacientes. Com base no protocolo de Classificação de Risco do Ministério da Saúde onde os usuários são avaliados levando em conta a prioridade de atendimento conforme sua gravidade.

– Consultórios: dispõe de cinco consultórios, destinados para atendimento adulto e infantil

– Sala de acolhimento do serviço social – onde é feito acolhimento de vulnerabilidade sociais

– Sala de observação: destinada a casos não urgentes, quando o paciente não apresenta estado crítico, mas necessita ficar em observação.

– Sala de medicação – destinada para administração de medicamentos prescritos para os pacientes adultos e infantil

– Sala de curativo – Destinado a troca de curativos e outros procedimentos;

– Sala de sutura – destinado a realização de suturas;

– Sala de eletrocardiograma – destinado a realização de ECG;

– Sala de Raio-x – destinado a realização de radiografias.

 

REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – ENDEREÇO/TELEFONE

UPA 24h Viamão: Av. Senador Salgado Filho, nº 2055 | Pda. 36 – Cecilia |51 2160-6488

SAMU 192

Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL exclusivo para IMPRENSA

ibdahcomunicacao@gmail.com

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.