Avanço: Policlínicas de Humildes e São José Estanislau Gomes de Morais implantam serviço de Telemedicina

 

 

Uma das maiores inovações recentes na área de saúde já está disponível aos pacientes assistidos nas Policlínicas de Humildes e  São José, isso porque foi implantado na sexta-feira, 18 de setembro, o  serviço de Telemedicina em Eletrocardiograma –  um dos exames cardiológicos mais solicitados por cardiologistas e clínicos em geral para avaliar a atividade elétrica cardíaca e também para facilitar a detecção de alguma anomalia relacionada a entupimentos ou aumento das cavidades cardíacas.

Nas Policlínicas, o laudo de eletrocardiograma – resultado da interpretação realizada pelo médico está sob a responsabilidade de Dr. Alexandre André dos Santos. Ele destaca a importância da Telemedicina. “O serviço da Telemedicina é um procedimento pioneiro na rede pública que utiliza-se no uso de tecnologias de informação, agregando qualidade, conectividade e velocidade nas informações.  Assim os médicos têm acesso imediato e podem tomar condutas com maior agilidade”.

Alexandre dos Santos sinaliza ainda que o Eletrocardiograma (ECG) é, sem dúvida alguma, um dos exames mais importantes no pronto atendimento. Não-invasivo, indolor, rápido e eficaz, o ECG oferece informações estratégicas que podem fazer toda a diferença no diagnóstico e na condução terapêutica dos pacientes atendidos em um setor de urgência e emergência.

 

Entenda a importância do ECC na sala de emergência:

 

  • As patologias do aparelho cardiovascular representam a primeira causa mortis no mundo ocidental e, dentre estas, destacam-se as síndromes coronarianas agudas (SCA), representadas em sua essência pelo infarto agudo do miocárdio (IAM) e angina instável (AI), como condições de alta prevalência nas quais intervenções precoces determinam diretamente seu prognóstico.
  • O desafio diagnóstico representado pelas SCA vem recebendo o suporte da eletrocardiografia há mais de oitenta anos; primordialmente por seu imprescindível papel na avaliação inicial do infarto agudo do miocárdio e, mais recentemente, como elemento indispensável à triagem dos pacientes admitidos nas unidades intensivas.
  • A interpretação precisa das informações obtidas com o eletrocardiograma (ECG) na avaliação das síndromes isquêmicas agudas, é fundamental para a manutenção de sua precisão diagnóstica.
  • Recomenda-se que todos indivíduos com dor torácica aguda não traumática devem ser submetidos a avaliação eletrocardiográfica na admissão na sala de emergência e ECGs seriados (0-3 e 9h) caso a causa da dor torácica não seja imediatamente definida como não cardíaca.
  • A mortalidade dos pacientes com IAM que são inadvertidamente liberados das unidades de emergência, gira em torno de 25%, ou seja, mais que o dobro daquela esperada nos casos com internação e terapêutica adequadas. Estes dados demonstram a importância da adequada interpretação do ECG, e sua correlação com os demais aspectos clínicos na sala de emergência.

As Policlínica de Humildes e  São José Estanislau Gomes de Morais funcionam todos os dias da semana em período de 24 horas.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital